Outro dia estava na escola conversando com os meus amigos sobre o que gostaríamos de fazer no futuro, e todos, com pequenas exceções, tinham os desejos homogeneizados, como: revolucionar o mundo, acabar com a destruição ambiental, dar um fim no capitalismo etc.
Tais sonhos não me surpreenderam, afinal, sempre tem gente que pensa de um jeito e gente que pensa de outro. Mas o que realmente me surpreendeu foi o fato de haver um grande número de pessoas (quase todas) pensando do mesmo modo, sem variações.
Devo admitir que a falta de diferenças vinda de meus amigos foi algo que me incomodou e me fez pensar muito. Estariam eles pensando assim porque obtiveram bastante conhecimento por conta própria e, com isso, traçaram suas linhas de pensamento individualmente? Ou simplesmente foram apresentados por terceiros a uma única tese já dita como verdade absoluta? Creio que a maioria esteja enquadrada na segunda opção, e isso está acontecendo em razão de um estúpido maniqueísmo que virou modinha, onde apenas há o certo ou o errado, não havendo o meio termo.
Hoje em dia, se você não pensar em revolucionar o mundo, acabar com a destruição ambiental, dar um fim no capitalismo etc., não será visto como uma boa pessoa, será considerado um filho da puta alienado pequeno-burguês que não liga para nada a não ser você mesmo. É tudo na base do radicalismo, o que é totalmente errado, pois já estamos cansados de saber que nenhum extremo é bom.
Não sei o que fazer em relação ao maniqueísmo, é um problema que não posso resolver porque se espalhou de uma forma irreversível. Mas continuarei não querendo revolucionar, não querendo acabar com a destruição ambiental (deixando claro que estou falando em relaçao a parar de usar sacolas plásticas, papel normal etc.) e, muito menos, acabar com o capitalismo. Quero apenas fazer as coisas que gosto, ter liberdade para pensar e falar o que quero. E não hei de aderir nenhuma ideologia, pois estas não cabem a mim, penso que a essência do ser humano nunca mudará e, apesar do tempo passar e as gerações mudarem, os mesmos erros serão cometidos, as indagações permanecerão constantes e o mundo nunca será perfeito. É tudo um ciclo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário